Skip to content

Cancelar pedido no iFood – Pode ou não?

8 de outubro de 2020

Esclareça todas as suas dúvidas sobre como cancelar pedido no iFood. Assim como ocorre com todas as outras plataformas de entregas, também é comum surgirem dúvidas sobre se é possível cancelar pedido no iFood, ou até mesmo sobre reclamações e reembolso.

Essa dúvida surge porque, em alguns casos, o iFood é apenas um intermediário, sendo o restaurante responsável não só por preparar o pedido, mas também por entregá-lo.

Caso você também tenha essa dúvida, confira abaixo resposta sobre como cancelar pedido no iFood e demais questões sobre a plataforma:

É possível cancelar pedido no iFood?

cancelar pedido no ifood paga
Cancelar pedido o iFood – Pode ou não?

Solucionando a principal questão de uma vez por todas, sim, é possível cancelar pedido no iFood, no entanto, este cancelamento tem algumas questões.

Caso a sua dúvida seja como cancelar pedido no iFood depois de confirmado restaurante, você deve falar diretamente com o estabelecimento. O contato pode ser realizado via chat, no próprio aplicativo, ou nos canais de comunicação do restaurante.

Agora, caso a sua questão seja como cancelar pedido no iFood em andamento, ou seja, aqueles que não foram aceitos pelo estabelecimento ainda, basta aguardar expirar o tempo de solicitação do pedido e cancelar.

O iFood só intervêm no cancelamento, caso a negociação com o restaurante não seja bem-sucedida. Nestes casos, também é possível solicitar o estorno dos valores cobrados.

O que acontece se cancelar pedido iFood?

Outra dúvida bem corriqueira sobre os cancelamentos dos pedidos, é sobre o pagamento, ou seja, aquela questão usual: se eu cancelar o pedido no iFood eu pago? E a resposta para este caso é um tanto vaga, já que depende de uma série de fatores.

Primeiro, se você entrou em contato com o estabelecimento e cancelou o seu pedido, sem problemas, vocês se acertaram amigavelmente, e o restaurante pode inclusive cancelar o seu pedido, assim, caso tenha optado pelos meios de pagamento do próprio aplicativo, os valores são estornados automaticamente.

Agora, caso você não tenha sucesso nesse contato e negociação com o restaurante, na hora de solicitar o cancelamento de pedido no iFood, você deve informar o problema para o aplicativo, que avalia cada caso de maneira individual, e pode ou não realizar o reembolso.

Posso pedir reembolso do iFood?

O reembolso é uma questão complicada nas plataformas de pedidos de comida, uma vez que muitas pessoas utilizam esta opção de maneira mal-intencionada. Por isso, outra dúvida usual é: se eu cancelar o pedido no iFood eu posso solicitar o reembolso?

E sim, você pode solicitar o seu reembolso caso tenha cancelado o pedido, no entanto, cada caso é avaliado individualmente pela plataforma, justamente para que o recurso não seja utilizado inadvertidamente, de maneira inadequada ou ainda de modo mal-intencionado.

Vale salientar, que o cancelamento não é a única prerrogativa para solicitar o reembolso, já que este pode ser argumentado sempre que um pedido for entregue de maneira inadequada, seja em relação aos itens do pedido, qualidade ou até mesmo demora no prazo de entrega.

Ainda é usual a plataforma ofertar um desconto na próxima compra, por conta do inconveniente, e caso seja utilizado um cupom de desconto no pedido que foi estornado, o cupom também é devolvido e o seu prazo de utilização é prorrogado.

como cancelar pedido no ifood gestor de pedidos

Quanto tempo leva o estorno do app iFood?

Como cada caso é avaliado individualmente pela plataforma, não há um prazo mínimo ou máximo para resolução do pedido de estorno. Sendo que esta é a principal reclamação contra a empresa na plataforma de intermediação Reclame Aqui.

O habitual é a empresa demorar apenas alguns minutos para retornar as reclamações, no entanto, os casos que demoram alguns dias não são tão raros assim, e, infelizmente, existem solicitações que, aparentemente, não são respondidas.

Como fazer reclamações no iFood?

Passada a dúvida de como cancelar pedido no iFood, outra dúvida recorrente da plataforma, é justamente como realizar as reclamações, seja para solicitar o reembolso, informar alguma atitude indesejada do restaurante, ou qualquer outra questão.

Para isso, basta seguir este passo a passo:

  1. Abra o aplicativo e clique em “Pedidos” na parte inferior do app;
  2. Localize o pedido que deseja realizar uma reclamação e clique em “Ajuda”;
  3. Uma nova janela irá se abrir com algumas opções para você escolher e realizar a sua reclamação.

Caso o seu problema seja em relação à plataforma, e não referente a um pedido, é possível realizar uma reclamação pelo site oficial do aplicativo (ifood.com.br), realizando o login e então enviar a sua reclamação.

Infelizmente a empresa não costuma responder qualquer reclamação realizada pelas redes sociais. Ainda assim, o iFood costuma ser muito ativo na plataforma de intermediação Reclame Aqui, sendo esta uma alternativa válida para solucionar um problema.

Outro ponto negativo é que não há nenhuma possibilidade de atendimento que não seja virtual, como, por exemplo, via telefone, o que deixa os seus usuários sem a resposta se as suas reclamações ao menos foram verificadas.

Agora, se você ainda está com dúvidas sobre como cancelar pedido no iFood depois de aceito, confira abaixo um vídeo explicando o passo a passo para entrar em contato com o restaurante via aplicativo. Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Veja o vídeo: