Skip to content

Aplicativos Funcionais que te ajudam no dia-a-dia!





Está em busca de um aplicativo funcional grátis? Quer saber quais são as melhores opções? Continue a leitura deste artigo e fique por dentro das novidades.

O uso da internet já virou algo comum na rotina da maioria das pessoas. Hoje em dia podemos usar as funcionalidades que a vida digital proporciona para fazer praticamente tudo: comprar, vender, pesquisar, ensinar e muito mais.

Com os smartphones em alta no mercado, o acesso à internet ficou ainda mais democrático e permite que mais pessoas possam aproveitar todas as facilidades trazidas pela era da tecnologia.

E é exatamente nessa ideia que os aplicativos são desenvolvidos. O objetivo desses programas é resolver necessidades específicas do consumidor, apresentando a eles soluções rápidas para os problemas.

Não à toa existem aplicativos de bancos, aplicativos de música, de gestão financeira, de jogos, de filmes, entre tantos outros.




Nesse artigo você vai saber o que são aplicativos funcionais, quais os melhores para usar na questão da organização, como escolher um bom aplicativo e mais.

Siga na leitura do texto e confira os tópicos a seguir:

O que são aplicativos funcionais?

Aplicativos Funcionais que te ajudam no dia-a-dia
Aplicativos Funcionais que te ajudam no dia-a-dia

Há aplicativos para absolutamente qualquer coisa. Seja para se divertir, para trabalhar e até mesmo os aplicativos funcionais. Eles são tipos de aplicativos usados geralmente para organização da rotina.

Como o nome da entender, esses apps apresentam funcionalidades que são úteis para quem precisa se organizar, seja no dia a dia, no trabalho, ou em qualquer atividade.




O principal objetivo de um aplicativo considerado funcional é oferecer funções que permitam ao usuário descrever suas atividades, marcar os horários e assim ter um controle sobre o que faz ou irá fazer.

Eles são funcionais justamente porque servem para atender a necessidades específicas por meio das funções que oferece. É o uso da tecnologia a favor do usuário de forma rápida, simples e efetiva.

No decorrer desse artigo você vai saber quais os melhores aplicativos para trabalho, para organização, para o dia a dia e muito mais.

Aplicativos funcionais para o trabalho

O que uma pessoa precisa no trabalho? Agenda, editor de texto, de imagens, uma forma de controlar e estimular a produtividade, entre outros. Nesse aspecto, existem muitos aplicativos com essas funções e muito mais.



Confira a seguir uma lista com os melhores aplicativos funcionais para Android que você pode encontrar de forma gratuita na loja Play Store:

  • Canva – é um editor de fotos e vídeos que permite a criação de imagens, pdfs, apresentações, logotipos e muito mais. O uso é bastante intuitivo e permite uma série de funções que vão te ajudar no dia a dia do trabalho.
  • Evernote – organizar as informações é uma das coisas mais importantes na rotina de trabalho. O usuário pode digitar notas, fazer lista de tarefas, agrupar fotos e muito mais de forma fácil. E se você usar o aplicativo em mais de um dispositivo (celular, notebook e tablet, por exemplo), dá para sincronizar as informações.
  • Tarefas – para quem tem dificuldade de organizar as atividades do trabalho, o aplicativo Tarefas ajuda bastante. dá para fazer listas e ativar lembretes, tudo de graça.

Esses são alguns dos exemplos de aplicativo de funcional grátis que você pode encontrar na Play Store e baixar no seu smartphone ou tablet para ajudar nas tarefas do trabalho.

Aplicativos que ajudam a organizar

Manter a organização não é uma tarefa fácil para todos. Se algumas pessoas conseguem controlar seus horários e saber tudo que precisam fazer, outros tem maior dificuldade e precisam recorrer às agendas.

Mas, hoje em dia, com a tecnologia, acumular papel não é mais necessário. Aplicativos funcionais de agenda ajudam na organização e podem fazer toda a diferença. Confira as dicas a seguir:

  • Google Agenda – o aplicativo Agenda oferece uma série de funções que ajudam na organização. Dá para sincronizar com o calendário do dispositivo e ter acesso simples às tarefas. Outra função útil é a de estabelecer metas.
  • Task Agenda – tem problemas para lembrar atividades que precisam ser feitas no seu cotidiano? O Task Agenda te ajuda a organizar as atividades e assim ter maior controle sobre o que fazer e quando fazer.
  • • Rastreador Hábitos/HabitBull – aplicativo que te ajuda a monitorar e controlar hábitos do cotidiano. Esse aplicativo colabora para entender e cortar hábitos que não fazem bem, facilitando a sua organização.

O mais interessante sobre os melhores aplicativos funcionais para Android é que eles são gratuitos e podem ajudar bastante o usuário a organizar as atividades do cotidiano e profissionais.

Aplicativos para o dia a dia

O uso de aplicativo funcional pode ajudar a organizar tarefas do dia a dia, como já falamos acima, e são úteis para diversas outras tarefas.

Confira a seguir algumas dicas de aplicativos que você deve ter em seu dispositivo.

  • Guiabolso: aplicativo de gestão de finanças. O usuário pode organizar as contas, somar os gastos, analisar e categorizar de forma muito simples. E o mais importante: é totalmente seguro.
  • Exercícios em Casa: um aplicativo treino funcional gratuito que ajuda quem quer manter (ou recuperar) a forma física. São treinos diários para os agrupamentos musculares. E tudo sem precisar de equipamentos.
  • Tecnonutri: aplicativo que ajuda quem quer emagrecer com dicas de dietas recomendadas por especialistas, receitas, dicas de cardápio e mais.
  • Breathe2Relax: está precisando relaxar e deixar o estresse de lado? Esse aplicativo ajuda a descobrir ritmos de respiração que vão ajudar na sensação de tranquilidade.
  • Zoom: aplicativo de videoconferências que pode ser usado para reuniões de trabalho, para conversar com amigos e família e para aproximar pessoas que estão distantes fisicamente.

Todos esses aplicativos funcionais para iPhone e Android podem ser baixados gratuitamente nas lojas de aplicativo dos respectivos sistemas operacionais.

Quais as funções de um app?

Já falamos muitas dicas de aplicativos funcionais, mas o que realmente significam as funções de um aplicativo? Se você tem essa curiosidade, vamos explicar todos os detalhes.

O principal objetivo dos aplicativos é resolver problemas e atender a necessidades dos seus usuários. Por isso existem muitos aplicativos e cada um deles oferece diferentes funções.

O WhatsApp, por exemplo, é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas. Seu objetivo é proporcionar a comunicação entre duas ou mais pessoas, seja por texto, áudio, foto ou vídeo.

No exemplo de aplicativos treino funcional, eles oferecem a função de dicas de atividades que a pessoa pode fazer para trabalhar a forma física e se exercitar.

Ou seja, as funções do aplicativo dependem do seu objetivo. Seja comunicar, seja organizar, seja melhorar a qualidade de vida. O aplicativo certo oferecerá as funções certas para resolver problemas do usuário.

Aplicativo funcional grátis

Como escolher um bom app?

Escolher os melhores aplicativos funcionais pode parecer difícil para quem não tem tanto conhecimento sobre os aplicativos. Mas há dicas que você pode aprender para saber como escolher melhor.

A primeira coisa a fazer é entender a sua real necessidade. Usaremos o exemplo de gestão de finanças. Você tem dificuldade para organizar as contas, a controlar quanto gasta. O aplicativo poderá te ajudar a fazer essa gestão.

Outra coisa é o visual do aplicativo. Muitas vezes um aplicativo pode ser bem avaliado, mas o seu modo de visualização não agrada.

Ainda há o quesito da gratuidade. Há aplicativos grátis que podem ser tão úteis ou até mais funcionais do que aplicativos pagos. Para te ajudar a avaliar os aplicativos funcionais na hora de baixar, confira o próximo tópico e saiba o que deve ser levado em consideração.

O que avaliar na hora de baixar?

Como avaliar quais são os melhores aplicativos funcionais para Android? Alguns detalhes podem ser levados em consideração para que você possa baixar o aplicativo certo.

Quesitos como quantidade de downloads, avaliações de usuários, comentários e as funcionalidades são muito importantes. Confira os detalhes sobre cada um desses itens:

  • Quantidade de downloads – uma tendência é que quanto maior a quantidade de downloads, melhor seja o aplicativo. Mas isso não é uma regra. Play Store e App Store permitem que o usuário veja esse dado.
  • Avaliações de usuários – são as famosas estrelas de avaliações. Aplicativos de baixa qualidade não geralmente mal avaliados. Escolha sempre aplicativos com pelo menos 4 estrelas de avaliação.
  • Comentários – para saber mais a respeito do que os usuários acham dos aplicativos funcionais, dar uma olhada nos comentários é uma boa forma de avaliar.
  • Funcionalidades – muitas vezes as funções que o aplicativo dispõe podem ajudar umas pessoas e não tanto outras. Ver a descrição do aplicativo para saber o que ele oferece é fundamental na hora de avaliar.

Como um app pode me ajudar?

Um aplicativo funcional grátis pode ajudar o usuário de diversas formas. Como já deixamos claro nesse artigo, o aplicativo deve ser útil para atender a uma necessidade.

Por isso existem tantos aplicativos diferentes. Para trocar mensagens, para usar no trabalho, para organizar a rotina, até para fazer exercícios físicos.

A tecnologia trouxe essa possibilidade de termos programas de fácil acesso e uso ao alcance das mãos. Seja qual for a necessidade, certamente existe um aplicativo que poderá ajudar.

Quer mais dicas de aplicativos funcionais que ajudam a aumentar a sua produtividade? Confira esse vídeo no YouTube que traz informações importantes e que podem fazer a diferença no seu dia a dia:

Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário e diga quais aplicativos costuma usar. E compartilhe o link do post nas redes sociais para que mais pessoas conheçam os aplicativos citados aqui!